Estabelecimento da política local de Logística REVERSA.
A Logística Reversa tem como objetivo implementar o retorno dos produtos e embalagens após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Especialmente quanto a embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos, lâmpadas, produtos eletrônicos, etc...
Se Franca se pretende uma cidade moderna, com qualidade de vida e comprometida com as futuras gerações, a correta destinação de todos os resíduos produzidos pela população e empresas é fundamental. E pode ser lucrativa.
Reciclagem de todos os materiais plásticos, metálicos ou de vidro e demais produtos e embalagens, com a implantação de procedimentos de compra de produtos ou embalagens usados; disponibilização de postos de entrega de resíduos reutilizáveis e recicláveis e atuação no incentivo a criação e parceria com cooperativas e associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.
Implantação da USINA DE COMPOSTAGEM para todos os resíduos úmidos, transformando-os em matéria orgânica simples e matéria orgânica enriquecida com nutrientes para utilização nas atividades horti-fruti e cultivos de lavouras do município e jardinagem pública e privada.
Exigência e Incentivo à adequação de industrias, comércio e agropecuária as práticas ambientais sustentáveis.
Elaboração e Implantação do plano municipal de gestão de resíduos sólidos, nos termos da lei 12.305/2012.
Essa é uma pequena mostra do meu pensamento, que coloco a disposição dos cidadãos Francanos para conhecimento e discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário