quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Aeroporto de Franca pode ser privatizado pelo governo


O governo de São Paulo planeja conceder à iniciativa privada aeroportos do Estado até 2014 – ano da Copa do Mundo – e incluiu no pacote o aeroporto de Franca. Se isso ocorrer, a chance de a cidade voltar a ter linhas aéreas é grande.

Além do aeroporto de Franca, constam ainda no pacote outros quatro terminais da macrorregião, localizados em Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara e Barretos. As concessões devem ocorrer por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e, segundo a Secretaria de Estado de Logística e Transportes, estudos definirão se o processo será caso a caso ou por grupos de aeroportos.

O plano é uma tentativa de alavancar investimentos nos 31 terminais geridos pelo Departamento Aeroviário do Estado de SP (Daesp). Em abril, o superintendente do órgão, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, afirmou que a ideia era dividir os aeroportos em cinco lotes para torná-los mais atraentes para possíveis investidores.

Obras
O Aeroporto “Tenente Lund Presotto”, de Franca, está passando por obras de melhorias. A primeira etapa dos serviços começou no mês de maio e somando com a segunda fase consumirá R$ 7,7 milhões em investimentos. A previsão é que toda a reforma esteja pronta até maio do ano que vem.

O terminal de passageiros será ampliado e a pista terá o asfalto melhorado. Constam ainda no cronograma um novo estacionamento de veículos e a construção da área de giro na cabeceira (turn around). Com essas medidas, o objetivo é aumentar a demanda do aeroporto e atrair a implantação de voos comerciais a partir do ano que vem. Franca está há quatro anos sem voos comerciais. Equipes de serviços da construtora Val Rocha, vencedora da primeira licitação, têm atuado no aeroporto. A empresa é responsável por parte dos serviços que estão sendo realizados.





Via
Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário