quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O que Franca precisa?

Franca, atualmente com mais de 320.000 habitantes precisa estabelecer a longo prazo o tipo de crescimento que deseja. Nos últimos anos Franca obteve um crescimento acelerado, embalado pelo bom momento vivido pelo estado de São Paulo e pelo Brasil. No entanto, temos grandes desafios para enfrentar. Precisamos pensar, discutir e estruturar legalmente, quais são estes desafios, estabelecermos prioridades e como vamos vencê-los. Franca pode ser considerada uma cidade de primeiro mundo, com praticamente 100% de água tratada e esgoto coletado e tratado, sem favelização, rede escolar que atende a toda a demanda, ausência de loteamentos clandestinos, entre outros.


No entanto temos uma arrecadação per-capita baixa se comparada com municípios do mesmo porte e até mesmo com municípios de nossa região. Para se ter uma idéia municípios como Americana e Limeira (para ficar em apenas dois exemplos) com população muito menor que a de Franca têm Receitas Orçamentárias maiores que Franca. A título de curiosidade Paulínia tem uma população equivalente a aproximadamente 25% da população de Franca e uma Receita Orçamentária equivalente a 2,43 vezes a de Franca. 

Embora pobres estamos contornando nossas necessidades. Mas não podemos esperar que esta realidade dura para sempre. Franca precisa escolher o modelo que quer para seu futuro. 

Passa necessariamente pelas escolhas dos agentes políticos pela população a qualidade das propostas de soluções para: 

- promoção do desenvolvimento humano, 

- incentivo a geração de empregos, 

- qualificação da mão de obra; 

- incentivo a atividade econômica; 

- qualidade da educação fundamental; 

- qualidade dos serviços de saúde; 

- modelo de urbanização; 

- modelo das soluções de sustentabilidade. 


Logo mais estarei apresentando aqui no blog minhas propostas para solução os problemas apresentados acima, não deixe de acompanhar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário